De acordo com o site http://www.ines.gov.br/ a inclusão do aluno com surdez no ambiente escolar requer trabalho e dedicação de todos os envolvidos no processo: aluno surdo, família, professores, fonaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, alunos ouvintes, demais elementos da escola, são fundamentais para a efetivação do processo.
Além da utilização da Lingua Brasileira de Sinais - Libras que deve ser propiciada no ambiente escolar é necessário repensar a prática que está sendo utilizada nesse ambiente para que de fato ocorra o conhecimento e acessabilidade por parte do educando.
É necessário fazer uma ação-reflexão-ação permanente, visando a inclusão escolar da pessoa com surdez, favorecendo novas práticas educacionais.
As pessoas com necessidades especiais devem ter Atendimento Educacional Especializado - AEE em horário oposto ao que estuda. Para maiores informações consultar material do MEC: Atendimento Educacional Especializado (Pessoa com Surdez)
Dicas de atividades: cybelemeyer.blogspot.com
Concordo com você Néia, pois sem o apoio destes profissionais, é difícil ter um avanço na parte educacional!
ResponderExcluirAlém do mais, a equipe que desenvolve estes estímulos devem estar agir em conjunto, e não cada especialista na sua área.
Olá! Fico muito feliz quando vejo educadoras promovendo momentos de discussão de temas tão atuais como o AEE. Muitos professores ainda não tiveram a oportunidade de construir conhecimentos à respeito...
ResponderExcluirAbraços,
Eliane.
Acredito que a discussão promove avanços significativos, portanto é necessário que se promova discussões para desencadear problematizações visando melhoras para o processo de aprendizagem...
ResponderExcluir