terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DEFICIÊNCIA FÍSICA




A deficiência física refere-se a disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros superiores, inferiores ou ambos. De acordo com o comprometimento fala-se em paralisia (perda de contração muscular voluntária) ou paresia (o movimento está apenas limitado ou fraco).

Além de estrutura arquitetônica e mobiliários adequados que permitam a acessibilidade aos educandos portadores de necessidades especiais física, é preciso em muitos casos a adequação de recursos pedagógicos.

Abaixo são descritas algumas dicas de recursos pedagógicos que podem contribuir à prática docente:

  • MICROFÊNIX/FALADOR: é um software gratuito que permite combinar a edição de mensagens pré-estabelecidas, com síntese de voz para comunicação alternativa. Possui teclado virtual, simulador de mouse e outras funcionalidades através dos sons no microfone. É bastante usado por pessoas com dificuldades na coordenação motora (Faça o dowload no site: http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/).

  • KIT SACI: sua principal finalidade é permitir acesso a um computador por pessoas que não poderiam controlar efetivamente o teclado e o mouse devido a limitações físicas. Permite a utilização de editores de texto, calculadora... (Faça o dowload no site: http://www.saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=3847.

  • ENGROSSADOR DE LÁPIS: é um acessório que pode facilitar na preensão do lápis por pessoas com dificuldades na coordenação motora. Sua confecção é fácil: pode ser realizada com várias camadas de EVA em torno do objeto, deixando-o mais grosso e fácil de ser manuseado.
  • PULSEIRA COM PESO: é colocada no pulso para inibir movimentos involuntários, muito presente em pessoas com paralisia cerebral.

No Portal de Ajudas Técnicas Para Educação, produzido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e Cultura (MEC) são disponibilizadas algumas dicas para minimizar limitações funcionais, motora e sensoriais do aluno com deficiência física. São apresentadas recursos adaptados que estimulam o raciocínio lógico e matemático, leitura e escrita.



Fontes:
ies.portadoresdedeficiencia.vilabol.uol.com.br/DeficienciaFisica.htm

3 comentários:

  1. Olá Lu... sua postagem é muitopertinente, afinal os deficientes físicos estão incluidos na escola regular a mais tempo que os demais e seu tratamento continua de exclusao, já que os educadores, na sua maioria nao estao preparados para trabalhar com a diferença...

    e como vc pode mostrar basta vontade, pois a Internet e as bibliotecas estao cheias de informações que podemauxiliar o trabalho pedagógico, basta "correr atrás"!

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  2. Olá! Existem alguns recursos que podem ser construídos e melhorar consideravelmente as possibilidades de atuação do estudantes com deficiência no sistema regular de ensino. É preciso criatividade e ousadia para construir esses caminhos!
    Abraços,
    Eliane.

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  3. Sou cadeirante e tenho um filho com deficiência física. Mais que ninguém experimentei e experimento os desafios da inclusão, cujas principais armas são a informação e a solidariedade.
    Embora tenha havido mudanças relevantes na legislação, meu filho já foi rejeitado em várias escolas. Hoje brigo pela inclusão e acessibilidade.

    www.tribunadorio.blogspot.com
    www.twitter.com/tribunadorio

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