terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Exemplos de Ferramentas para Deficiente Visual


Shype é um programa que utiliza a tecnologia "pair two pair" que oferece uma melhor comunicação via voz, possibilitando-se a realização de conversas de voz em tempo real com uma ou mais pessoas ao mesmo tempo.
É importante destacar que o Shype é um programa que dispensa configurações técnicas, além de ser gratuito, em português e seu funcionamento pode ser em qualquer tipo de Internet. Um outro ponto também interessante é que o Shype é um recurso semelhante a um software de mensagens instantâneas, porém são armazenados os recados em voz.
Jaws é um leitor de telas que permite as pessoas com deficiência visual terem acesso ao computador, de modo que estas possam trabalhar normalmente como as pessoas desprovidas dessa deficiência, utilizando-se teclas de atalho. Um ponto destacavél é que sua velocidade pode ser ajustavél ao nível de cada usuário.
DOSVOX é um software composto por um sistema operacional, sistema de síntese de fala, formatador para braille, agenda, calculadora e jogos. A tela tem a possibilidade de ser ampliavél para as pessoas com visão reduzida, além de programas para educação de crianças com deficiência visual e também programas sonoros que permite o acesso a Internet. Vale lembrar que esse software é um sistema para computadores de linha PC que comunica-se com o usuário via síntese de voz.

Um comentário:

  1. Esses recursos são muito interessantes e podem auxiliar na inclusão digital, pois, por meio desses, as pessoas com deficiência visual podem utilizar o computador com autonomia, possibilitando também a inserção no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir