Os recursos pedagógicos inclusivos no contexto educacional podem contribuir no desenvolvimento de propostas didáticas que considerem as necessidades dos educandos e que propicie novas formas de organização do saber.
De acordo com Schneider (2003)¹ as escolas inclusivas para assegurar educação de qualidade para todos deve propiciar modificações organizacionais, possibilitar estratégias de ensino, recursos e parceria com a comunidade, além de propiciar mudanças no currículo educacional. A educação sob o enfoque de um ensino de qualidade requer um novo olhar que implica em posicionamentos que visem atualizar e reestruturar as condições atuais, possiblitando a modernização do ensino e consequentemente o aperfeiçoamento de toda a instituição escolar, o que favorecerá ações pedagógicas considerando as diferenças entre os educandos.
Diversas publicações tem abordado que o uso de mídias e tecnologias, por exemplo, podem representar recursos pedagógicos inclusivos dentro da sala de aula e auxiliar o professor a desenvolver melhor as atividades com os alunos, pois como se sabe há diversas situações no desenvolvimento da criança que pode impedir as vivências próprias do ambiente escolar.
Pensando na importância da educação inclusiva, o vídeo: " O Trabalho de Realidade Brasileira sobre Inclusão Escolar" relata a necessidade emergencial da escola se adaptar as diferenças dos alunos (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Jcbh3EC4jIM).
Nas próximas postagens serão abordadas dicas para o uso de recursos pedagógicos inclusivos. PARTICIPE!
* Este blog foi criado por estudantes² do 8º semestre do curso de Pedagogia³, a fim de propiciar reflexões quanto ao uso dos recursos pedagógicos inclusivos. Nesse espaço, espera-se que os debates propostos contribuam para um novo olhar acerca do tema e assim gere a construção de práticas compromissadas com o desenvolvimento do educando.
¹ SCHNEIDER, M. B. D. Subsídios para a ação pedagógica no cotidiano escolar inclusivo, nov. de 2003. Disponível em: http://www.adefib.org.br/artigo. Acesso em 21 de nov. de 2009.
² Juliana Rodrigues, Laudinéia Fonseca, Livia Simões, Luana Rodrigues e Simone Massarico.
³ Universidade São Francisco - campus Itatiba - SP
Olá pessoal! Que riqueza de informações! Parabéns pelas produções! O blog de vocês é agradável de ser visitado, o conteúdo é atual e importante. Espero que vocês continuem alimentando esse rico espaço de produção de conhecimento! Sinto falta de mais comentários...
ResponderExcluirAbraços,
Eliane.
Gostei muito do tema sobre os recursos didáticos para os deficientes, pois tenho uma aluna com deficiência fisíca e precisei pensar em como preparar materiais de apoio para ela. Construi um adaptador para o lápis fixo e outros móveis para o lápis de cor,também adaptamos mobiliários. Acredito que estes textos são fundamentais para o auxílio de professores que necessitam destes materiais. Parabéns meninas. Erika
ResponderExcluirMeninas adorei este tema, pois precisei pesquisar vários recursos para poder adaptar em uma aluna com deficiência motora e não foi fácil encontrar. Acredito que essas informações são essenciais para o auxilio de professores que necessitam de recursos para seus alunos, melhorando seu desenvolvimento.Abraços Erika
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